A Psicodinâmica do Trabalho (PdT) é uma abordagem teórico-metodológica consolidada, que fundamenta pesquisas e intervenções em organizações de trabalho, possibilitando o estudo da dinâmica das relações tecidas no espaço produtivo e suas repercussões sobre a constituição da subjetividade. Os estudos fundamentados nessa abordagem têm-se expandido no Brasil, país de maior propagação da Psicodinâmica do Trabalho, depois da França, seu berço.
No percurso de consolidação e fortalecimento da PdT no Brasil, identifica-se um importante marco - a realização do I Simpósio Brasileiro de Psicodinâmica do Trabalho, realizado em Brasília, no ano 2007. A partir do êxito desse evento, foram organizados 5 (cinco) congressos de abrangência nacional, com periodicidade bienal, em distintas regiões do país:
Confirmando a trajetória de expansão da PdT, realizar-se-á, em outubro de 2019, pela primeira vez no Nordeste, na cidade de São Luís/Maranhão, o VI Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho (CBPCT) e VII Simpósio Brasileiro de Psicodinâmica do Trabalho, valorizando a produção desta região e facilitando o acesso dos pesquisadores e estudantes residentes nas cidades próximas.